Grécia

Nesta página irá encontrar algumas informações correspondentes ao país inscrito em cima.

As seguintes informações foram recolhidads pelo grupo nº1 da turma 7º D:

Introdução
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômadas de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Neste ano lectivo vamos fazer postais de natal, mascaras e livros de receitas do país definido neste caso “ A Grécia”

Bilhete de entidade

Localização geográfica: Europa Meridional
Área: 131 990 km2
População: 10 662 138 habitantes (1998)
Taxa de urbanização: 62%
Capital: Atenas
Outras cidades importantes: Thessaloníki, Vólos e Pátrai
Regime político: República multipartidária
Unidade monetária actual: Euro
Unidade monetária anterior: Dracma
Língua oficial: Grego
Religião maioritária: Ortodoxa oriental

Localização geográfica
A Grécia situa-se na Península Balcânica, é banhada a sul pelo mar Mediterrâneo, a este pelo mar Egeu e a oeste pelo mar Jónio.

Sociedade da Grécia Antiga
A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protectores
A sociedade Grega estava dividida assim:
CIDADÃOS
METECOS &
ESCRAVOS

Alimentação dos gregos
A alimentação dos gregos era simples e saudável. Comiam pão, frutos (figo, romã, tâmaras, azeitonas e uvas), vegetais, ovos e carne. Nas zonas costeiras era habitual o marisco e o peixe. O azeite era muito utilizado tanto para a alimentação e para a iluminação.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :
- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo :
Medusa- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Nome do deuses O que representavam
Zeus rei de todos os deuses
Afrodite amor
Ares Guerra
Hades mortos
Hera protectora das mulheres, do casamento e do nascimento
Poseidon mares e oceanos
Eros amor, paixão
Héstia lar
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Deméter colheita, agricultura
Dionísio festas, vinho
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Crono tempo
Gaia planeta Terra

Jogos Olímpicos
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os jogos realizavam-se de quatro em quatro anos na cidade inscrita em cima, eram os mais célebres.
Foram de tal forma importantes que os gregos contavam o tempo a partir de 776 a. C., data dos primeiros jogos olímpicos.
Contudo só os cidadãos podiam concorrer.
Os jogos duravam seis dias e incluíam diversas provas tais como: corrida, salto, lançamento do disco e do dardo, corridas de cavalos e carros & a prova mais importante pentatlo: quem ganhava esta prova era considerado um herói e era coroado com uma grinalda de folhas de oliveira.

Teatro:
Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os actores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retratavam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

Arquitectura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitectónico dórico.
A arquitectura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitectos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jónico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas quotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios

A Escultura
As esculturas gregas eram feitas de bronze ou de mármore, tinham uma função decorativa ou serviam para culto religioso. A escultura devia representar uma ideal de harmonia, equilíbrio e racionalidade. Eram caracterizadas pelo movimento, a serenidade, e a expressividade. Os gregos davam uma grande importância à figura humana, à representação do nu e à escala humana nas estátuas. As estátuas tinham rigor técnico, correctas noções de anatomia e regras geométricas (ou seja, representavam a figura humana à proporção da realidade).
A escultura na Grécia era, assim como a arquitectura, muito utilizada, visto ser um "ramo" de futuro.

O Carnaval na Grécia
Todas as pessoas pensam que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. Mas este espírito existe desde a Antiguidade e vem de muito longe.
O Carnaval original tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo.
O Carnaval Pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e, termina, quando a Igreja Católica adopta a festa em 590 d.C.
Depois passou pelo Egipto. A festa era nada mais que dança e cantoria em volta de fogueiras. Os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais.
Em seguida, o Carnaval chega a Veneza para, então, se espalhar pelo mundo. Diz-se que foi lá que a festa tomou as características actuais: máscaras, fantasias, carros alegóricos, desfiles

Mitologia Grega: E r o s
Dia dos Namorados
Deus grego do amor, também conhecido como Cupido, Amor em latim, que apesar de sua excepcional beleza ser altamente valorizada pelos gregos, seu culto tinha modesta importância. Era filho de Afrodite e seu companheiro constante e com seu arco ele disparava flechas de amor nos corações dos deuses e dos humanos. Sua mãe havia sentido ciúme de Psiquê, cuja beleza causava tumulto por onde ela passasse. A deusa ordenou que ele fizesse com que Psiquê se apaixonasse por alguma pessoa de nível muito baixo. Ele encontrou-a enquanto ela dormia e, como acabou acordando-a ao tocá-la com uma de suas flechas, ficou tão maravilhado por sua beleza que, acidentalmente, arranhou a si mesmo com a flecha e apaixonou-se por ela. Levou-a dali para bem longe, para um maravilhoso palácio e ia visitá-la todas as noites. Sem nenhuma ajuda visível, todos os desejos de Psiquê eram cumpridos. Durante muito tempo, ela não havia olhado para o seu amado, pois este lhe tinha proibido de olhá-lo, uma vez que ele queria que o amasse, como humano, e não como um deus. Mas a curiosidade finalmente se apoderou dela e uma noite, enquanto ele dormia, ela acendeu uma lâmpada e segurou-a por cima dele para vê-lo. Mas uma gota de óleo quente caiu em seu peito que, sem pronunciar uma palavra, abriu suas belas asas e voou pela janela fora.
O palácio e tudo o que ele continha desapareceu. Psiquê vagueou dias e noites procurando-o, enquanto ele estava preso no quarto da mãe por causa de sua ferida. Afrodite, irritada com Psiquê por ter conquistado seu filho, deu-lhe uma imensa punição. Recuperado ele dirigiu-se a Zeus e pediu o perdão para sua amada e que a casasse com ele, tornando-a imortal. Então Hermes foi enviado para apanhar Psiquê e levá-la ao Olimpo. Quando ela lá chegou, Zeus deu-lhe um copo de néctar de ambrósia divina para beber, tornando-a assim imortal e unindo-os para sempre

Linguagem grega
Amo-te-Σ\\\"αγαπώ
Feliz dia dos namorados-Ευτυχής ημέρα των φίλων
Namorados- φίλων

A Páscoa na Grécia
Parece que se os gregos tiverem de ir à missa uma vez no ano, é na Páscoa que, para eles, significa a vitória da vida sobre a morte e do bem sobre o mal, através da Ressurreição. Eu cá já não me lembro muito bem do espírito católico, mas não é, decerto, tão festivo como este! Aqui, à meia-noite de sábado, frente à Igreja, de vela na mão, enquanto todos conversam, lançam-se foguetes e grita-se Cristo ressuscitou!Pormenores gastronómicos: na noite de sábado, depois da missa, come-se uma sopa tipo caldo verde com pedaços de fígado de borrego e partem-se ovos cozidos pintados de vermelho. Ao almoço de domingo faz-se um grande almoço de família com grelhados, geralmente nos jardins das casas. Na segunda-feira (aqui é feriado), come-se borrego assado no forno.

Hino da grécia (O Original)
Ύμνος εις την Ελευθερίαν
Σε γνωρίζω απο την κόψη,
του σπαθιού την τρομερή
Σε γνωρίζω απο την όψη,
που με βιά μετράει τη γη
Απ\" τα κόκκαλα βγαλμένη,
των Ελλήνων τα ιερά.
Και σαν πρώτα ανδρειωμένη,
Χαίρε, Ώ χαίρε ελευθεριά!

O Hino traduzido ao nosso alfabeto
Ýmnos is tin Eleftherían
Se ghnorízo apó tin gópsi
Tu spathiú tin dromerí
Se gnorízo apó tin ópsi
pu me viá metrái ti yi
Ap\" ta kókkala vghalméni
ton ellínon ta ierá.
Ké san\"bróta, andhrioméni
Hére, O hére Eleftheriá.

Hino à Liberdade (traduzido)
Reconheço-te pelo gume
Do teu temível gládio;
Reconheço-te por esse rápido olhar
Com que fitas o horizonte.
Saída das ossadas
Sagradas dos Helenos,
E pujante da tua antiga bravura,
Saúdo-te, saúdo-te, Oh Liberdade.




Agora alguns jogos feitos pelo grupo